Para planejar uma alimentação equilibrada, devemos selecionar criteriosamente os alimentos e praticar cuidados básicos de higiene para que ela seja saudável e segura.

O último passo para fazer da alimentação uma verdadeira aliada da saúde é a adoção de práticas como as descritas nas próximas linhas.

Coma na hora certa

As mesmas refeições deverão ser consumidas, diariamente, no mesmo horário. Assim, o organismo funcionará melhor.

Coma o suficiente

Alimentação em quantidade exagerada dificulta a digestão e pode causar sensação de mal-estar. Quem come o suficiente sente-se melhor e mantém o peso
normal.

Não tenha pressa

Para que o sabor seja apreciado, o alimento precisa ser mastigado, sem pressa, até ser triturado. Desse modo, o estômago trabalha menos e os nutrientes são bem aproveitados.

Evite preocupação enquanto come

Perturbações emocionais durante as refeições diminuem o apetite e dificultam a digestão.

Beba líquido na medida e na hora certa

Todas as reações do corpo ocorrem na presença de água, que também é responsável pela desintoxicação do organismo. Por isso, é importante ingerir 2 litros de água por dia. Mas durante a refeição, evite beber líquidos para não prejudicar a digestão.

Evite frituras e alimentos gordurosos

Assim, você evita o aumento do colesterol e o excesso de peso, além de facilitar a digestão. O estômago, o fígado e o coração agradecem.

Não belisque entre as refeições

Além de comprometer as refeições principais, os petiscos são sempre calóricos.

Faça uma dieta equilibrada

Programe uma dieta com alimentos dos 3 grupos: construtores, reguladores e energético - para garantir o consumo de proteínas, carboidratos, gorduras, minerais, vitaminas, fibras e água.

Monte o prato com alimentos de cores diferentes 

Quanto mais colorido o prato, maior a diversidade de vitaminas e minerais disponíveis.

Facilite a digestão

Movimentos leves após as refeições, como uma caminhada tranquila, ajudam a digestão.

Fonte: Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMA

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