Cuidando da Geladeira e Freezer

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018


Geladeira e Freezer devem ser mantidos limpos e desinfetados.

O acúmulo de gelo nas serpentinas não deve exceder 1cm porque dificulta o funcionamento. Quando isso acontecer o equipamento deverá ser descongelado.

As portas das geladeiras ou freezers devem ser mantidas fechadas, sendo abertas o mínimo de vezes possível.

Não deixe alimentos em caixa de papelão ou bandeja de isopor em geladeiras e freezers, porque são materiais de difícil higienização e impede a circulação de ar frio entre os produtos.

As embalagens de leite podem ser armazenadas em geladeiras, porque seu acabamento é liso, impermeável e lavável.

Antes de serem guardados, todos os alimentos prontos para o consumo ou pré-preparados devem ser cobertos com plásticos transparentes.

No caso de frutas, verduras e legumes, fazer a pré-lavagem retirando todos os resíduos visíveis e as folhas ou partes estragadas. As partes selecionadas próprias para consumo devem estar secas e ser colocadas em potes ou sacos de plástico próprio para alimentos.

Depois de serem abertos, os alimentos enlatados devem ser transferidos para recipientes de plástico limpos, tampados, identificados e guardados na geladeira.

Na impossibilidade de manter o rótulo original do produto, as informações sobre ele (nome do produto, marca, data de fabricação, data em que foi aberto, ou na ausência desta informação escrever: “consumir em 48 horas”) devem ser anotadas em etiqueta e esta ser colocada no recipiente.

Os alimentos armazenados não devem estar em porções muito grandes, divida-os em pequenas porções antes de guardá-los. Isso facilita o resfriamento e congelamento.

Depois de prontos, os alimentos podem ser consumidos até quando?


Se esses alimentos estiverem em temperaturas abaixo de 4º C, ou menos, podem ser consumidos em no máximo 5 dias. Se essa temperatura for maior, o tempo deve ser reduzido para garantir a qualidade deste alimento.


Depois de aprender sobre a melhor forma de armazenar os alimentos em casa, não se esqueça que a limpeza e o descongelamento periódicos dos refrigeradores favorecem a melhor conservação dos alimentos, pois, auxiliam na manutenção da higiene e da temperatura.

Fonte: Curso de aprimoramento profissional em Cozinha Doméstica
Supervisão Geral do Abastecimento / ABAST

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Topo